O registro e a memória ancestral da musicalidade nos terreiros do Sul do Brasil.

Pesquisar

BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA

Leo Wen, editor da BASE DE DADOS DE LIVROS DE FOTOGRAFIA (BDLF) explica o funcionamento e as coleções presentes no site.

A plataforma possui um funcionamento híbrido,estruturado em três eixos:

– é uma base de dados referencial, dedicado à coleta e à difusão de dados bibliográficos;

– é uma biblioteca digital, dando acesso ao conteúdo integral de determinadas publicações;

– é um espaço de reflexão crítica, visando desenvolver (no âmbito interno da plataforma) e estimular (no ambiente sociocultural mais amplo) a pesquisa histórica, teórica e crítica relacionada à fotografia, artes visuais e artes gráficas.

Dado a enorme quantidade de títulos existentes, o desenvolvimento da BDLFfoi estruturado em distintas fases, que correspondem a recortes temáticos, geográficos ou temporais específicos. A primeira etapa da plataforma, desenvolvida ao longo de 2018 e 2019, foi inaugurada em abril de 2020. Este projeto piloto continha aproximadamente 300 publicações, todas elas relacionadas à cidade de Brasília.Em outubro, entretanto, colocamos no ar uma 2ª etapa,que contou com o financiamento do Programa de Ação Cultural (Proac) do Governo do Estado de São Paulo. Esta nova fase está composta por novas coleções temáticas:

•LIVROS DE FOTOGRAFIA BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS: refere-se às publicações lançadas entre os anos de 2010 e 2020 em nível nacional, com foco nas editoras de pequeno e médio porte e nas obras auto-publicadas. Publicaremos progressivamenteos catálogos das editoras selecionadas e as edições de autor.Estimamos a inclusão de 1.200–1.400obras nesta fase;

• HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICADA FOTOGRAFIA NO BRASIL: abrange os títulos publicados por pesquisadores(as) brasileiros(as) desde os anos 1940 até os dias de hoje. Estimamos reunir 300–400 obras no total;

• PESQUISAS SOBRE FOTOLIVROS E LIVROS DE ARTISTA: reúne a bibliografia disponível sobre fotolivros e livros de artista, publicada tanto por pesquisadores(as) brasileiros(as) como estrangeiros(as);

• MANUAIS TÉCNICOS: esta coleção refere-se aos manuais técnicos especializados em conservação, preservação, digitalização, documentação, montagem e curadoria de acervos fotográficos. São guias produzidos por especialistas independentes ou por instituições arquivísticas de referência, como o IPHAN, Funarte ou a Biblioteca Nacional.

Todas estas coleções encontram-se em fase de desenvolvimento, e iremos incorporar novos títulos à cada uma delas à medida em que as pesquisas avancem. Em breve, disponibilizaremos também uma nova ferramenta no site, através da qual os(as) autores(as) e editoras poderão nos enviar informações e imagens referentes às suas próprias publicações. Dessa forma, esperamos que a plataforma esteja em constante atualização, graças à colaboração dos pesquisadores(as), autores(as) e editoras em atividade.

SITE: www.livrosdefotografia.org
INSTAGRAM: @livros.de.fotografia
FACEBOOK: www.facebook.com/livros.de.fotografia/

Explore

Sobre arquivos

Istambul | Orhan Pamuk

Diretamente dos arquivos da web, trazemos um post sobre a Istambul de Orhan Pamuk e seu museu da Inocência.

Sobre arquivos

Las cosas por su nombre

Rodolfo Castellano e seu álbum encotrado na Tristán Narvaja, Montevideo, em 02/01/11 é uma espécie de paradigma indiciário em minha coleção de afetos perdidos.

Ainda é você, fotografia?

Sucata, sudata

Notas sobre reciclar imagens como exercício de prática de resistência em tempos de obsolescência*

Shopping Basket